Com o objetivo de discutir com a comunidade os índices de evasão escolar no Município de Caçador, a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores deverá agendar para o mês de maio uma audiência pública para tratar do tema.
O assunto ganhou destaque após a participação da juíza da Vara da Infância, Dra. Lívia Rocha Cobalchini em sessão ordinária no início deste mês. Ela destacou do aumento considerável de crianças e adolescentes fora da escola após o início da pandemia e solicitou o apoio do Legislativo para ampliar o debate e buscar ações conjuntas entre a rede de apoio e a sociedade.
De acordo com o presidente da Comissão de Educação, Clayton Zanella, já foram formalizados pedidos de informação e de providência à secretaria municipal e à Coordenadoria Regional de Educação, bem como ao Conselho Tutelar, solicitando número de crianças e adolescentes que se evadiram das escolas municipais e estaduais entre os anos de 2018 e 2022, especificando números por escola e ano. O objetivo é saber ainda quais as estratégias utilizadas para prevenir e combater a evasão escolar e os motivos para o desinteresse das crianças e adolescentes pela escola. Além de Clayton, os documentos são assinados pelos vereadores Lidiane Cattani (relatora) e Johny Marcos (membro).
“Essas informações serão primordiais para que possamos organizar o debate, criar estratégias e entender o porquê destes índices elevados. A partir deste retorno, vamos definir a data e fazer ampla divulgação para que a sociedade participe da audiência, pois precisamos do esforço coletivo para mudar esta realidade”, destaca Clayton.