As ações já efetivadas pelo Poder Executivo e as demandas existentes na causa animal em Caçador pautaram a presença do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Arnaldo Bertotto, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (12). Acompanhado do diretor do Centro de Bem-Estar Animal, Gerson Milani Junior, ele prestou esclarecimentos atendendo ao requerimento do vereador Clayton Zanella (UNIÃO).
Um dos pontos questionados pelo vereador Clayton foi sobre as medidas tomadas pela secretaria para resolver o problema de cães de rua no Parque Central. Bertotto informou já está sendo feita a construção de um espaço para abrigar esses animais até estarem aptos à doação, e que até a próxima semana devem ser recolhidos.
Outra indagação se refere à possibilidade de aumento no número de castrações, uma vez que atualmente o número chega a 66 mensais, o que é absolutamente insuficiente para atender a demanda. “O secretário nos informou que com a reforma administrativa, que deve ocorrer brevemente, deverá ter um aumento no quadro de médicos veterinários, possibilitando aumentar estes números significativamente”, explica Clayton.
O vereador questionou ainda sobre a possibilidade da ampliação do Centro de Bem-estar Animal e sobre o andamento da criação do Conselho Municipal para a promoção de políticas públicas em defesa desta causa, que é indicação sua na Câmara. Além disso, solicitou informações sobre o trabalho desenvolvido até o momento com relação à microchipagem dos animais.
O presidente Moacir D’Agostini (UNIÃO) destacou a importância do debate e enalteceu o trabalho da secretaria mesmo com um orçamento modesto para atender toda a demanda da causa animal. Apontou a necessidade de se rever o orçamento da secretaria para os próximos anos visando a ampliação destes serviços.
Já a vereadora Lidiane Cattani (PP) demonstrou a sua insatisfação quanto aos serviços relacionados à Causa Animal no Município, dizendo que na prática o Centro de Bem-estar Animal não atende as necessidades atuais.
𝐀𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬
Durante o uso da palavra, Bertotto e Gerson ressaltaram as ações desenvolvidas pela secretaria em defesa dos animais, especialmente por meio do Centro de Bem-estar. Segundo os dados apresentados, em média o local realiza 145 consultas mensais, 66 castrações e 11 cirurgias complexas. Somente neste ano e até o mês de março, foram 435 consultas, 197 castrações e outras 31 cirurgias diversas.
Para a manutenção dos animais durante a permanência no Centro de Bem-estar são utilizados 400 quilos de ração para cães adultos, outros 100 kg para filhotes e 25kg para gatos por mês.
Somente neste ano, já foram investidos R$ 100 mil em ações relacionadas a causa animal, seja através do Centro de Bem-estar, convênios com clínicas ou outras ações.