Um pedido de providência apresentado nesta semana na Câmara Municipal de Caçador solicita agilidade, de acordo com a regulação do estado, na inclusão de pacientes que estão no Hospital Maicé para as alas e clínicas psiquiátricas conveniadas ao Estado.
A solicitação é do vereador Clayton Zanella (DEM) e destinado ao secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Ele explica que foi procurado por pessoas da comunidade relatando a dificuldade de efetivar estes internamentos devido à alta demanda e quantidade insuficiente de vagas oferecidas atualmente pelo Estado.
Na semana passada Clayton recebeu a informação de que havia um paciente aguardando há 16 dias por uma vaga no sistema de regulamentação estadual para ser internado em uma ala ou hospital psiquiátrico, haja vista a necessidade de um atendimento mais eficaz e de longa duração.
“Em contato com o Maicé fui informado que havia cinco pacientes psiquiátricos naquele dia aguardando vaga no SISREG, além de dependentes químicos. Porém, segundo o hospital, como não há credenciamento e recursos próprios para a realização deste trabalho, não havia possibilidade de internamento no local”, explica.
Após a informação, o vereador buscou a versão da secretaria municipal de Saúde sobre os fatos, quando foi informado que recursos são repassados ao Maicé apenas para situação de urgência e emergência e que cabe ao estado a responsabilidade de assumir estes pacientes.
“Como teremos a presença dos profissionais da secretaria de Saúde na Palavra Livre da próxima semana, para explanar sobre a saúde mental e outras demandas, aguardarei até lá para ter dados mais concretos e entender esta divergência de informações. No entanto, o nosso pedido ao Governo do Estado é para que agilize a abertura de novas vagas e inclua estes pacientes. Não queremos que haja ‘fura fila’ e tão pouco que os pacientes de Caçador sejam privilegiados, mas se há um aumento da demanda neste período de pandemia, são necessárias mais vagas também”, completa.
O pedido foi aprovado por unanimidade e segue para o Governo do Estado.