Um estudo de viabilidade visando o credenciamento de clínicas veterinárias locais (particulares) para a realização de castrações de cães e gatos em caráter emergencial e divididos por etapas e bairros da cidade, foi solicitado na Câmara Municipal de Caçador pelos vereadores Clayton Zanella (DEM) e Jean Carlo Ribeiro (PSD).
Atualmente apenas duas clínicas são credenciadas pelo Município para receberem recursos públicos e efetuar as castrações de animais encaminhados pelo centro de bem-estar animal. O objetivo, segundo Clayton Zanella, é possibilitar a ampliação deste número e aumentar a quantidade de atendimentos a cães e gatos de rua ou de famílias em situação de vulnerabilidade.
“Conversando com o vereador Jean sobre isso, questionamos o porquê de apenas duas clínicas credenciadas, se temos outras que podem realizar o trabalho a um preço satisfatório e que seja bom para ambas as partes. Nós temos vários veterinários que podem ajudar nesse processo de castração, mas não castrar dois ou três animais, ou 60 por mês, é preciso fazer uma grande parceria e ampliar esses credenciamentos. Essa é uma questão que vamos acompanhar de perto e por isso pedimos em caráter emergencial. É preciso o quanto antes diminuir a população destes animais nas ruas”, destaca Clayton, informando ainda que em breve deverá acontecer uma reunião para tratar sobre este assunto.
Contribuindo para o debate, a vereadora Lidiane Cattani (PP) informou que a prefeitura licitou mil castrações, no entanto, são realizadas atualmente apenas 30 mensais, sendo 15 em cada clínica. “É um número irrisório diante da alta demanda que temos. Neste ritmo, se levará praticamente três anos para castrar os mil animais, ou seja, não surtirá efeito algum já que diariamente há ninhadas nascendo na cidade”, completa
Confira a matéria no site da Câmara de Vereadores de Caçador: https://www.camaracacador.sc.gov.br/camara/conteudo/noticias/0/1/2021/641410